A Expansão Europeia - As grandes navegações
As grandes navegações
Grandes navegações é o nome dado ao conjunto de expedições marítimas que ocorreu entre o século XV e o início do século XVII, no qual primeiro os portugueses, depois os espanhóis e posteriormente outros países europeus exploravam de forma intensa o globo terrestre em busca de novas rotas de comércio.Algumas inovações técnicas ajudaram a impulsionar os navegantes: a invenção da caravela, o aperfeiçoamento da bússola, do quadrante e do astrolábio, porém os principais fatores que os impulsionaram foram as condições politicas e econômicas ao seu favor.
Com a centralização política, houve condições para mobilizar os capitais necessários ao financiamento das expedições.
Na época das grandes navegações, era difícil fazer conservação dos alimentos. Por isso, para manter e melhorar seu sabor, principalmente da carne, as pessoas usavam especiarias, como pimenta, cravo, canela, noz- moscada, e gengibre. Esses produtos, no entanto, eram muito caros na Europa.
A cidade de Ceuta, no norte da África, era um importante centro comercial, onde circulava o ouro do comércio transaariano. Com o objetivo de controlar esse comércio, os portugueses atacaram e conquistaram Ceuta, em 1415. Além do ouro, outros produtos comercializados nessa cidade eram muito cobiçados pelos portugueses, principalmente as especiarias.
Em 1453, os turcos otomanos tomaram a cidade de Constantinopla, que era o mais importante entreposto no comércio de especiarias entre a Ásia e a Europa. Eles estabeleceram uma pesada tributação nesse comércio, dificultando ainda mais o acesso dos europeus ás especiarias. Essa dificuldade acabou estimulando a procura por um caminho marítimo para as Índias.
Essa exploração europeia durou até que fosse feito o mapeamento mundial.
O Cotidiano em alto- mar
Na época das Grandes Navegações, a vida em alto mar era muito difícil e perigosa. Os viajantes estavam sujeitos a vários riscos, como naufrágios ou ataques de piratas. O dia a dia das embarcações era marcado pelo desconforto, pela fome e pela falta de higiene. Além disso, as precárias condições de vida facilitaram a disseminação de doenças que ameaçavam toda a tripulação.
Comentários
Postar um comentário