O Iluminismo e o Despotismo esclarecido

As origens do Iluminismo 

As transformações ocorridas na Europa nos séculos XVII e XVIII alteraram a forma de pensar o mundo. Desenvolveu-se então uma nova filosofia que dava suporte a essas transformações, em especial o espirito do capitalismo. Os iniciadores dessa filosofia foram o francês René Descartes, os ingleses Isaac Newton e John Locke e o holandês Baruch Espinosa.

Os primeiros racionalistas 
As transformações ocorridas na Europa nos séculos XVII e XVIII alteraram a forma de pensar o mundo. Desenvolveu-se então uma nova filosofia que dava suporte a essas transformações, em especial o espirito do capitalismo. Os iniciadores dessa filosofia foram o francês René Descartes, os ingleses Isaac Newton e John Locke e o holandês Baruch Espinosa.

Locke e a teoria política 

 John Locke contribuiu para o início de uma revolução intelectual com suas teoria do conhecimento, em especial, com a teoria política, lançando as sementes do liberalismo. Propôs uma relação contratual entre governantes e governados, cujos limites seriam estabelecidos por uma constituição. Ele vinha ao encontro das necessidades da burguesia, que no final do século XVII aspirava por liberdade econômica e com aumento de participação no governo.

A revolução do iluminismo na França
O iluminismo refletia o cenário, trazendo novos anseios e criticando o absolutismo, a religião e os princípios mercantilistas como elementos limitadores da sociedade como um todo.

O período do iluminismo também ficou conhecido como o século das luzes, por jogar luzes naquele cenário envolto por trevas e que ficaria conhecido por antigo regime.
Os iluministas receberam grande influência de pensadores dos séculos XVII, como Descartes e Locke .
Achavam que as sociedades deviam ser organizadas objetivando a felicidade e o prazer dos seres humanos.

Os autores e suas obras
 O maior veiculo de difusão das ideias iluministas na França foi a Enciclopédia, obra que pretendia agrupar todo o conhecimento filosófico e cientifico da época. Helveitius e D' Holbach foram os grandes materialistas  da Enciclopédia.
Voltarie (1694-1778) foi um dos mais importantes filósofos do século XVII. Era um escritor, que atacava a nobreza e a administração francesa, onde entrou em contato com a politica liberal inglesa e as ideias de John Locke e Isaac Newton. Voltarie era um lutador pela liberdade individual e um grande inimigo da igreja. Politicamente acreditava que cada país deveria adotar um tipo de governo: os mais atrasados deveriam assumir o despotismo esclarecido; os mais evoluídos , como a França, deveriam instaurar um governo liberal, republicano, apoiado pela burguesia.
Outro grande pensador politico do Século das Luzes foi Montesquieu (1689-1755), que, em sua obra O espírito das Leis, defendia novas concepções sobre o Estado. Segundo ele cada país, dependendo de seu estágio de desenvolvimento socioeconômico, deveria adotar uma forma de governo. O tamanho do país também influenciava no tipo de governo, para os grandes países, o despotismo; para os médios, a monarquia constitucional; para os pequenos, a República.
A maior contribuição de Montesquieu á ciência foi a doutrina de divisão do poder do Estado em três instâncias: Executivo, Legislativo e Judiciário.


A crítica do mercantilismo 

A estrutura politica e social do absolutismo foi agressivamente atingida pela revolução intelectual do iluminismo.
Os primeiros contestadores das políticas econômicas dos governos absolutistas foram os fisiocratas.Para eles,a riqueza iria vir da natureza.Os fisiocratas eram contrários à intervenção do estado da economia.A mesma seria regida por leis naturais. A frase que melhor expressa o pensamento fisiocrata é: Laissez-faire,laissez-passer (Deuxai faxer,deixai passar).
A fisiocracia influenciou pensadores como Adam Smith,eleito o pai da economia moderna,o mais importante intelectual do liberalismo econômico.

O despotismo esclarecido: modernização conservadora 
Diversos países da Europa guardavam inúmeras heranças do período medieval e, com ajuda dos filósofos iluministas procuraram promover reformas econômicas e políticas na sociedade, alguns deles inclusive nomeando intelectuais iluministas como conselheiros reais,por essa razão, tais monarcas foram chamados de de déspotas esclarecidos.
Já as monarquias sob o chamado despotismo esclarecido foram resultado de uma política reformista, com modificações impostas pelos monarcas o seus súditos numa tentativa de resolver os problemas sociais e alcançar o desenvolvimento,os países que passaram por essa experiência foi na Rússia, a Áustria,a Prússia, a Espanha e Portugal.  A maioria desses países era fundamentalmente agrária, com uma população marcada ainda pelas relações de servidão este era o caso Império Russo e do sacro Império entre os séculos XVII e XVIII. Ao contrário,na Áustria, que fazer a parte do sacro Império José Segundo suprimiu a servidão realizou uma espécie de reforma agrária. A Prússia que também era parte  do Sacro Império adquiriu  certa autonomia entre o fim do século XVII início do século XVIII.

O Brasil na política de Pombal

Pombal criou companhias de comércio, esperando aumentar a produção geral na colônia, o ministro iniciou uma política reforçando o tráfico de escravos africanos para as regiões carentes de mão-de-obra incentivou a produção de açúcar Pernambuco para fazer a crescente concorrência das Antilhas.
Em 1763,Pombal transferiu a capital da colônia trabalhador para o Rio de Janeiro.,razão mais importante mudar a capital para o rio foi proximidade com a região mineradora.


O significado do Iluminismo 
O iluminismo fez parte do processo de transformações por que passavam as sociedades europeia e americana.
Os pensadores do Iluminismo contribuíram para os fundamentos teóricos e práticos dos processos de transformação que já estavam acontecendo ou iriam acontecer, como a Revolução Americana, que levou à independência dos Estados Unidos, e a Revolução Francesa, que resultou na derrubada do Absolutismo.

Ver a imagem de origem

- Pintura do século XIX mostrando a leitura de uma obra de Voltarie no salão de Madame Geoffrin, em 1755. Os salões, em geral organizados por damas da sociedade, reuniam artistas, literatos, filósofos e outras pessoas da elite cultural e foram importantes locais de discussão das ideias iluministas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesopotâmia - Império Babilônico

As Origens da Civilização Grega

A Expansão Europeia - As grandes navegações