A Expansão Europeia- A América antes de Colombo

A América antes de Colombo 

Os livros didáticos de história geralmente apresentam um quadro dos povos americanos no momento em que os europeus aqui chegaram. A história desses povos é apresentada em rápidas pincelas, pois o foque principal do estudo do processo histórico está na conquista e na expansão europeia.

Uma história da América pré-colombiana seria diferente. Teria de dar aos povos olmecas, toltecas, astecas, incas, maias e, por que não, aos Tupinambá, aos charruas, aos pueblos e a centenas de outros o mesmo destaque que se deu aos povos da Mesopotâmia, aos egípcios, aos gregos e aos romanos.


Cultura e Técnicas

A sociedade asteca, impressionou os colonizadores espanhóis pela dimensões dos seus templos e pelo planejamento e riqueza das suas cidades. Por outro lado, os espanhóis ficaram horrorizados com os sacríficos humanos praticados sistematicamente pelos astecas es seus rituais religiosos. 

Os europeus se impressionaram também com as cidades, as estradas e os terraços cultivados pelos incas. Ficaram igualmente deslumbrados com os maias e suas pirâmides.

As culturas americanas pré-colombianas impressionam pelas suas realizações. 

Algumas delas possuíam forma de registro funcional e com grande capacidade de utilização prática, aproximando-se da escrita. Alguns metais eram trabalhados, com uma produção metalúrgica significativa. Podemos citar ainda, ente outras coisas, as observações astronômicas dos povos americanos, que resultam em calendários extremamente preciosos e úteis.

A agricultura  americana apresenta inúmeras evidências de que a capacidade dos povos americanos nada ficou a dever à  dos europeus, asiáticos e africanos. Aqui eram cultivados, com técnicas agrícolas de alto nível, batata, milho, feijão, tomate, abóbora, pimenta, mandioca, cacau, algodão, amendoim, fumo e muitos outros produtos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesopotâmia - Império Babilônico

As Origens da Civilização Grega

A Expansão Europeia - As grandes navegações