A Revolução Industrial
A Revolução Industrial
A Revolução Industrial introduziu uma nova forma de produção de mercadorias, a fábrica.
Ocorrida na Inglaterra, os instrumentos de produção deixaram de ser apenas ferramentas que auxiliam no trabalho e passaram a fazer várias tarefas, das quais antes só o trabalho manual era capaz.
A invenção desse processo teve efeitos profundos no mundo do trabalho. A fábrica , onde se reúne um sistema de máquinas, representa uma forma de produção que só necessitava da supervisão de um trabalhador para vigiar seu funcionamento. A máquina permite que todos os processos de produção sejam planejados sem a participação do trabalhador fabril.
Por isso a Revolução Industrial significou um aumento na produção de mercadorias.
Por que a Revolução Industrial começou na Inglaterra?
Vários fatores explicam por que a revolução industrial teve seu início, na Inglaterra, em fins do século XVlll . Durante as grandes navegações e a formação exploração de colônias, a Inglaterra acumulou mais capital que os outros países. Essa acumulação de capitais também foi favorecida pela expansão comercial de seus produtos de lã e pela rendosa atividade pirataria que fazia os galeões espanhóis . A agricultura libertou-se de produção limitada, voltada para o mercado local, e passou atender aos crescentes mercados da cidade. Transformando-se na mão-de-obra necessária a indústria nascente. A atividade rural, nesses novos tempos reparou condições para industrialização forneceu mão de obra necessária, possibilitou acumulação de capital e sobretudo produzir matéria prima necessária para indústria. Em meados do século XVIIl, prevaleceu na Inglaterra grandes latifúndios de caráter capitalista destinados a produzir alimentos e matéria prima em larga escala.
A formação dos mercados
A expansão dos mercados consumidores foi fundamental para a revolução industrial. Em meados do século XVIII, a população da Inglaterra cresceu muito, graça as melhores condições de higiene e saúde. Entretanto, o principal mercado para produção Industrial inglesa estava em lugares distantes.
No final do século XVII no início do século XVIII, a política inglesa voltou-se cada vez mais para expansão dos domínios coloniais e a produção em interesses econômicos. Os produtos da Inglaterra atingiu todas as partes do mundo, e a fome dos ingleses por mercados coloniais era tanta que transformou a Índia, de grande exportadora de finos tecidos, em uma pobre compradora de planos ingleses de baixa qualidade. Passaram a vender seus manufaturados para o Oriente.
O algodão e a Revolução técnica da Tecelagem
Com desenvolvimento dos processos de fabricação de tecidos na Inglaterra e as grandes plantações de algodão na América os ingleses basearam-se na compra de tecidos indianos mas pretendiam substituí-los pelos que saíram das fábricas e conseguiram. Todo o mercado europeu passou a comprar os tecidos Ingleses de algodão mais baratos e produzidos em grandes quantidades
A roca de fiar era menos produtiva que os teares manuais e a lógica capitalista não poderia se esperar para obter lucro. Era preciso inventar uma máquina capaz de agilizar a produção de fio.
Em 1764 James Hargreaves inventou a máquina de fiar spinning Jenny que deu o passo inicial para o desenvolvimento tecnico da tecelagem, esta máquina permite o trabalho com vários fios de uma só vez.
Na década de 1780 Richar Arkwright adaptou as máquinas de fiar e tecer ao motor a vapor desenvolvido por James watt em 1776. Artesão então ficaram arruinados com o advento da fabricação e passaram a engrossar as filas do Desemprego.
O nascimento do mundo industrial e urbano
No decorrer do século XIX nunca antes se havia produzido tanto em tão pouco tempo por conta da Renovação tecnológica.
As indústrias pareciam depender pouco dos fatores naturais e muito mais da força de trabalho ,de Operários. Desta forma foram gradativamente se transferindo para os centros urbanos onde a população se concentrava crescendo ainda mais vertiginosamente.
No decorrer do século 19 a situação começou a Se inverter as pessoas abandonavam o campo e se dirigiam as cidades em busca de trabalho.
Como surgimento da fábrica a máquina passou a ser fator determinante de processo do trabalho além disso a produção Fabril se caracterizou o desde o início por uma acentuada divisão do trabalho Associação de um número cada vez maior de pessoas passou a ser uma exigência da produção gerando um novo trabalho: Operário refere-se a organização coletiva de trabalhadores para defesa de seu próprios interesses a Revolução Industrial trouxe com ela numa revolução geral os políticos não aceitavam as teorias do absolutismo de direito divino.
Comentários
Postar um comentário